Salvem o planeta!
Extinções das espécies, declínio sem precedentes de populações selvagens e plantas, em todas as regiões do planeta ,demonstram o encolhimento de ecossistemas e da rede essencial de vida na Terra.
Estas são as constatações do relatório IPBES (Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e serviços Ecossistêmicos) apresentado na semana passada em Paris para avaliar as principais metas internacionais de sustentabilidade e preservação do meio ambiente: ODS - Objetivos e Desenvlvimento Sustentável, Metas de Biodiversidade de Aichi, ao Acordo de Paris sobre o Clima.
O relatório reuniu o trabalho de 165 autores especialistas de 50 países, 15.000 referências nos últimos 3 anos e contou com a colaboração de mais 310 autores unânimes em dizer que mais de 1 milhão de espécies ameaçadas podem desaparecer em questão de décadas de maneira jamais imaginada em nenhum outro momento na humanidade.
40% das espécies de anfíbios, 33% dos corais e mais de um terço de todos os mamíferos marinhos estão ameaçados. Desde o século xvI, 680 espécies de vertebrados foram levados a extinção e mais de 9% de todas as raças domesticadas de mamíferos para alimentação e agricultura foram extintas em 2016 ; ainda existem mais de 1000 raças ameaçadas.
Segundo o presidente do IPBES, Sir Robert Watson, " A saúde dos ecossistemas dos quais nós e todas as outras espécies dependem está se deteriorando mais rápido do que nunca. Estamos erodindo as próprias fundações de nossas economias, meios de subsistência e segurança alimentar, saúde e qualidade de vida no mundo todo."
Segundo o relatório não há como reverter o quadro e alcançar as metas globais para conservar o planeta com as atuais políticas e estratégias até aqui implementadas. Apenas 4 das 20 metas sobre biodiversidade foram atingidas e até 2020 a maioria deverá ser descumprida. O problema não é somente ambiental. Estima-se que tendências negativas atuais nos diversos âmbitos - econômico, político, segurança social e moral - serão responsáveis por minar aproximadamente 80% das metas avaliadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - que incluem a pobreza, a fome, a água, os oceanos, o clima e a terra.
Números da extinção
66% do ambiente marinho foi alterado por ações humanas.
Ambientes marinhos e florestas mais preservados são APENAS as que estão em regiões habitadas e
manuseadas por comunidades indígenas.
75% dos recursos de água doce são utilizados pela produção agrícola e pecuária.
60 bilhões de recursos renováveis e não renováveis são retirados do planeta a cada ano.
23% da terra produtiva do planeta foi degradada aumentando o risco de extinção de polinizadores .
100 a 300 milhões de pessoas estão expostas ao risco aumentado de inundações e furacões devido à perda e proteção de habitats costeiros.
33% do estoque de peixes marinhos foram colhidos em níveis insustentáveis em 2015.
10 vezes foi o aumento da poluição plástica desde 1980.
245.000 km2, uma área maior do que o Reino Unido foi devastada pelo despejo industrial de metais pesados, solventes, resíduos tóxicos e fertilizantes nas águas de rios e oceanos.
No relatório os especialistas apontam os caminhos para conter este processo destrutivo enquanto há tempo. como gestão integrada para compensação de produção de alimentos e energia, manejo da água doce e costeira e a evolução de sistemas financeiros e econômicos sustentáveis.
Fontes: IPBES, WWF, ONU
Imagens: Pixabay