capa

Um médico apaixonado por fotografia decidiu buscar refúgio na paz da natureza durante a pandemia. Dr. Jorge Neumann, referência nacional em transplantes de órgãos no país, percorreu o Brasil em busca de momentos de contemplação, vigília, silêncio e paciência  para registrar  imagens belíssimas  de aves, répteis e outros animais, incluindo uma onça pintada com os seu filhotes à  beira do rio.

O resultado desta paixão acabou se transformando no  livro “Vida, entre o céu e a terra”, que une fotografia e poesia representadas pela fauna e flora brasileiras. O livro faz parte da campanha Asas que Salvam Vidas que tem o objetivo de beneficiar  ONGs que prestam assistência a pacientes e seus familiares que enfrentam a dura  espera pelo transplante.

Há 30 anos, Dr. Neumann é médico na Santa Casa de Porto Alegre, especialista em Imunologia de Transplantes e Imunogenética; amante da saúde, da natureza e da fotografia, sempre está em busca de novos conhecimentos, viajando por diversas partes do mundo, criando laços com lugares e pessoas através da lente de sua câmera fotográfica, para não perder nenhum momento importante. 

 

O médico e sua paixão pela vida

“Sempre me interessei por paisagens. Também gosto de  fotos urbanas, mas essas mais para documentar os lugares por onde andei. Houve um período em que estive muito focado em flores e aviões. Muito raramente me dediquei a fotografar pessoas. Hoje, como esse livro atesta, meu foco está nessas criaturas voadoras, coloridas, lindas e barulhentas e também nos animais terrestres que são, por vezes, muito imponentes”, afirma Dr. Jorge Neumann, autor do livro. 

O livro reúne fotos feitas na região sul, principalmente na Lagoa do Peixe e Tavares e na região oeste, no Pantanal, registradas entre 2020 e 2022. “Por gostar de fotografar acabei acumulando uma razoável coleção de fotos. Há 15 anos, alguns amigos da área de transplantes, como eu, começaram a pedir que eu publicasse algumas na forma de um livro” , acrescenta Neumann. 

Com 152 páginas e traduções em português e inglês, a publicação também conta com a colaboração de Paula Teitelbaum, escritora, jornalista e editora, que transformou os textos do livro em poesias,  brincando com as palavras e as imagens fotografadas pelo médico. Com leveza e harmonia, o design gráfico ficou sob responsabilidade de sua filha, Alice Neumann.

  

O valor arrecadado será revertido para ONGs

A Biometrix Diagnóstica, comprometida em apoiar projetos que tragam relevância para a sociedade, adquiriu todos os exemplares da publicação “Vida, entre o céu e a terra” e está à frente da campanha  “Asas que Salvam Vidas”.

“O projeto é um gesto solidário às ONGs e às inúmeras pessoas que elas assistem.  Acompanhamos os desafios dos pacientes e reconhecemos que o trabalho desenvolvido pelas ONGs faz a diferença na vida de muitos”, comenta Dr. Neumann. 

Com tiragem de 1.500 unidades e valor de venda sugerido a R$ 150 o exemplar, os livros foram destinados apenas a ONGs que apoiam causas relacionadas à doação de órgãos.. 

As ONGs contempladas  foram Via Vida, Instituto do Bem, Instituto Gabriel, AMEO - Associação de Medula Óssea, ABTx - Associação Brasileira de Transplantados/Instituto Deixe Vivo, Casa Madre Ana e Vida Urgente - Fundação Thiago Gonzaga.

Para adquirir os exemplares, basta entrar em contato com as organizações participantes. Para mais informações sobre o projeto Asas que Salvam Vidas acesse:https://www.biometrix.com.br/asas-que-salvam-vidas/

 

Dr Neuman

    Dr. Jorge Neumann especialista em Imunologia de Transplantes e Imunogenética.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

x