TENDÊNCIAS DE BELEZA REVELAM O CONSUMIDOR DA PRÓXIMA DÉCADA
A próxima década já está desenhada no mercado de cosméticos. Seus aspectos principais são a interação do homem com os recursos tecnológicos e o uso consciente dos recursos naturais.
Interação e tecnologia
Empresas de cosméticos apostam em dispositivos inteligentes para oferecerem mais e melhores serviços aos consumidores.
Na Coreia, país que tem um mercado de beleza avaliado em 10 trilhões de wons (US$8,5 bilhões) e o consumidor de cosméticos mais exigente do mundo, as grandes marcas disponibilizam os mais incríveis dispositivos inteligentes a serviço da beleza.
Um serviço da SK-II, utiliza uma máquina de alto desempenho para examinar a pele em detalhes – incluindo o tamanho e direção das rugas e poros para criar o tratamento ideal adequado a cada problema de pele.
Um analisador de sombras no outlet da Dior, determina o tom de pele e recomenda a base, pó, blush e batom na cor apropriada.
A Lóreal, primeira a lançar seu próprio aplicativo, o Make Up Genius, permite que os clientes testem, virtualmente, os produtos da marca através do smartphone.
A Amore Pacific, líder entre as empresas de cosméticos coreanas e operadora da sofisticada Aritaum, em Seul, pretende conduzir uma nova era de inovação e digitalização; a loja possui espelhos que detectam o tom da pele, cabines de fotos, bares digitais, que oferecem informações de uso dos produtos, scanners que analisam a saúde do couro cabeludo, entre outros recursos.
Segundo estudos de tendências da empresa Mintel e da brasileira ABIHPEC, à medida que o público se familiariza com dispositivos tecnológicos no seu dia a dia ele busca, também, nos produtos de beleza, funcionalidades semelhantes que possam oferecer maior controle sobre suas necessidades individuais.
Experiência e engajamento
No Brasil o segmento de beleza é um dos maiores geradores de empregos. Hoje o termo experiência é empregado para dar significado a um atendimento mais relevante e diferenciado dispensado aos clientes em salões brasileiros. E experiência também pode ser traduzida pelas ações que o mercado cria para fidelizar seu público, como, por exemplo, uma visita à indústria e o acompanhamento do processo de criação do produto predileto do cliente, assim como a transparência com que a empresa atua para salvaguardar o meio ambiente.
Ser belo é ser saudável
Cada vez mais associa-se beleza a bem estar. Em um momento em que a vida estressante causa grande impacto no indivíduo, os spas e clínicas ganham mais adeptos. A longevidade, por sua vez, é outro fator cada vez mais significativo e tem levado mais pessoas a preocuparem-se com a manutenção da saúde, beleza e bem estar.
No Reino Unido, 79% da população não gosta de se sentir com pouca ou baixa energia e as marcas de cosméticos oferecem produtos que tem o posicionamento de energia na vanguarda.
Água: uso consciente
Fontes alternativas à agua também já são pensadas para produtos cosméticos, como forma de atender a um público consciente da redução da oferta com a demanda por este nos próximos anos. No Reino Unido, 33% dos consumidores afirma que pagaria mais por equipamentos que economizem água ou contas de energia.
Ingredientes Naturais. Faça você mesmo.
As pessoas acreditam que produtos naturais são melhores para a saúde. Quase metade dos consumidores italianos e espanhóis compram produtos naturais e orgânicos de higiene pessoal. As marcas tenderão a realçar o processo artesanal em seus serviços permitindo que o consumidor participe na preparação de sua fórmula pessoal de saúde e beleza.
Fonte: SaranginGayo, ABIHPEC , Mintel.
Imagem: Pixabay