Em recente pesquisa realizada pelo 100PorCentoBemEstar - O comportamento da mulher durante a pandemia -  com uma  amostra de mulheres brasileiras, de 35 a 65 anos,  identificamos que o excesso de tarefas, o luto, o desemprego, problemas com os filhos e conjugais,  potencializaram o estresse na mulher neste período de pandemia.

A pandemia intensificou a necessidade do cuidado com o outro, dado que a necessidade de isolamento social para conter o avanço do coronavírus,  trouxe o fechamento de escolas, creches e empresas. As consequências para as mulheres foram a sobrecarga do trabalho doméstico, cuidar dos filhos em tempo integral, ajudar a sustentar as despesas do lar  (44,4%),  suprir sozinhas as necessidades financeiras da casa  (30%), em função do desemprego do cônjuge (ou por ser a única pessoa empregada na família), ou ainda,  por ser mãe solo.

Considerações e objetivos

A pesquisa revela que a  situação financeira (54,4%), a saúde de pessoas próximas (30%) e a própria saúde (27,8%), foram os aspectos que mais afetaram a mulher na pandemia. Em consequência da sobrecarga de tarefas, muitas mulheres passaram  a cuidar menos de si mesmas  realizando somente os cuidados básicos (47,8%) e a grande maioria deixou de disponibilizar qualquer tempo pra si mesma.  

Entre as mudanças que gostariam de realizar, a tranquilidade emocional aparece em primeiro lugar (27,8%), seguidas do desejo de emagrecer e um novo emprego, ambas empatadas (20%). O desejo de viajar  aparece em quarto lugar.

O sustento familiar em risco, a insegurança em relação ao avanço da pandemia e a possibilidade  de contaminação dos seus entes queridos, geraram na muher,  insegurança, medo, ansiedade, emoções que resvalaram para sua saúde física e orgânica, em forma de obesidade, dores osteoarticulares, inflamações, doenças ginecológicas, aumento da pressão arterial, potencialização dos sintomas da menopausa, cansaço mental, entre outras consequências. 

 

Nós, da Jornada da Camaleoa afirmamos que o bem estar, a saúde física  e emocional,  a recuperação da  auto-estima e do própósito de vida, estão ao alcance de todas.

A jornada da camaleoa 1

A Jornada da Camaleoa

A mulher teve um papel fundamental na condução do bem estar da família e de pessoas próximas ao longo desse processo. Sendo naturalmente capaz de abraçar várias tarefas, ela multiplicou e intensificou sua ação na proteção dos seus. Neste momento, em que acreditamos na volta à uma "normalidade possível", a mulher precisa recobrar suas forças, sua saúde, seu lugar no mercado profissional, sua autoestima.

Para fazer esta mudança, é fundamental o suporte e aconselhamento de profissionais especlalizadas na saúde da mulher. O Workshop A Jornada da Camaleoa surgiu dessa necessidade e o Programa A Jornada da Camaleoa vem pra dar continuidade a este primeiro encontro.

 

Um programa criado por mulheres, para as mulheres!

 

Com a parceria da nutricionista e fitoterapeuta Rosana Rossetto e a  neuropsicóloga Cristina Nascimento, a Jornada da Camaleoa é um programa dedicado às mulheres,  com ferramentas, orientações e suporte para aquelas  que desejam mudar para melhor, que desejam ter prosperidade  em todas as áreas de sua vida; uma experiência de troca, escuta e acolhimento.

Gere momentos positivos, bem estar e saúde em sua vida através do Programa Jornada da Camaleoa!

 

Se você ainda não se inscreveu, inscreva-se aqui e fique por dentro de nossos conteúdos gratuitos, prõximos eventos, cursos e promoções!

 Leia também o artigo: Burnout, exaustão e estresse continuam a afetar mais mulheres do que homens.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

x