Thomas Edson já dizia  que criatividade é 10% inspiração e 90% transpiração. Ele mesmo criou a lâmpada já acometido de surdez e foi um dos maiores criadores de seu tempo, transformando o comportamento da sociedade  através de introdução de novos hábitos a partir de seus inventos.

Isaac Newton, criou a Teoria da Gravidade quando estava em quarentena devido ao surto de peste bubônica em Londres em 1665. Quando todos os alunos foram liberados da Universidade de Cambridge por causa da epidemia Newton, provavelmente, teve mais tempo para colocar sua genialidade em prática porque não é qualquer um que olha uma maçã cair do pé  e cria uma teoria revolucionária.

Nós também nem imaginávamos enfrentar a pandemia do Coronavírus, a COVID-19.  Como toda crise de grandes  proporções esta tem feito o planeta rever seus conceitos, literalmente. Apesar de todas as tragédias que ainda ocorrem em função da falta de uma vacina que combata o vírus, a rápida transmissão e o alto grau de letalidade para determinados grupos de pessoas é possível ver um sopro de esperança da humanidade vindo de todas as partes do planeta através da criatividade.

Sim, a criatividade pode e deve estar à serviço do bem estar.  Hoje, num momento em que toda a humanidade está em risco,   incríveis e criativas  iniciativas surgem em todo o  mundo, vindas de grupos comunitários, profissionais, estudantes,  empresas.

 

Escolhemos 10 ideias recentes  e oportunas que nos mostram que em meio à crise nasce a criatividade.

Vietnã - Caixas eletrônicos de arroz – Empresários criam máquinas de rua em várias cidades  que fornecem arroz todos os dias para trabalhadores vietnamitas desempregados. Embora com poucos casos de contaminação o Vietnã decretou o shutdown.

 

 

 Designers Russos desenvolveram a BUMASK – máscara de papelão dobrável com filtro substituível que pode ser feita em casa ou ser impressa em uma loja de impressão local.

 

Mesa Sesc Brasil, importante programa do SESC - Serviço Social do Comércio que arrecada por ano 40 milhões de quilos de alimentos a 6 mil instituições cadastradas,  em parceria com 3,3 mil empresas que doam alimentos fora do padrão de comercialização mas bom para consumo passaram a intensificar várias  ações em território nacional devido à pandemia contratando restaurantes fechados ara oferta de transportes as doações de perecíveis que poderiam estragar sem uso no razo de validade.Além disso, no DF kits de cestas são confeccionados para a população, , em Goiás amaro a trabalhadores informais sem renda nas atividades de coleta e seleção de alimentos para kits e o as próprias redes de restaurantes e hotéis do SESC estão sendo doados para o programa bem como produtos de higiene pessoal.

 

Plataforma  You Probabaly Need a Haircut conecta cabeleireiros e barbeiros de todo o mundo por bate papo em vídeo com pessoas que precisam cuidar de sua aparência. 

 

Plataforma Keep Moving permite que você corra a Maratona de Dusseldorf gratuitamente  através do aplicativo. Com percursos de 21.195 km a 42.195 indivíduos do mundo inteiro podem participar através de aplicativos como Strava, Runkeeper, Fit bit, entre outros.

 

 

Prefeitura de Fortaleza é a primeira do Brasil a realizar a desinfecção das ruas com solução bactericida. A operação realizada cobre 10 metros através da pulverização e a solução não agride nem o meio ambiente nem as essoa e tem o objetivo de reduzir o risco de contágio do Covid-19.

Em Bogotá, a iniciativa Takami Pantry gruo que conecta rodutores  com consumidores finais entrega ingredientes alimentares de forma resonsável e sustentável as casas colombianas. 

 

No Reino Unido a empresa de recrutamento Beamery lança o #NEWHOME ara ara ajudar as pessoas afetadas por demissão a encontrarem seu próximo papel na sociedade.

 

A plataforma italiana Torniamo Presto permite que as pessoas adquiram cartões recente de comércios locais como hotéis, restaurantes, cabeleireiros para serem utilizados quando estes reabrirem.

 

A empresa holandesa RNDR criou uma plataforma colaborativa de histórias  para que as pessoas contem sua experiência de  isolamento social. Centenas de pessoas de todo o mundo já contribuíram. Os usuários podem tirar uma foto da vista de sua janela e escreverem sua história pessoal.  

 

Fontes: Trendwatching/ SESC/ Prefeitura de Fortaleza

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

x